Terapia ocupacional: Trabalho pela saúde mental e física dos pacientes

 

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde, que utiliza de atividades como instrumento terapêutico. Segundo a Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), Terapia Ocupacional é “a arte e a ciência de orientar o homem para execução de determinadas tarefas, com o objetivo de restaurar, reforçar e melhorar o seu desempenho, facilitar o aprendizado de ofícios e funções essenciais a sua adaptação ao meio e sua produtividade, diminuir ou corrigir tendências patológicas, melhorar e conservar a saúde”.

Segundo Reed e Sanderson (1980), no livro “Conceitos de Terapia Ocupacional”, a Terapia

Ocupacional é definida como a “análise e aplicação de atividades, especificamente atividades de auto manutenção, produtividade e lazer, através do processo de avaliação, interpretação e tratamento de problemas que interferem no desempenho funcional ou adaptativo em pessoas, cujas atividades estão prejudicadas por doenças, incapacidades físicas, problemas emocionais, incapacidade congênita ou de desenvolvimento, ou ainda pelo processo de envelhecimento, com o objetivo de capacitar a pessoa a alcançar desempenho funcional e adaptativo; prevenir o comprometimento funcional e promover a saúde”.

 

Objetivos

O ser humano, em qualquer etapa do seu ciclo vital, tem a necessidade de se manter em atividade. Isso vai desde: auto cuidado (mantendo sua higiene, se alimentando e cuidando de suas roupas e seu lar), produtividade (trabalhar, em busca do reconhecimento de suas habilidades, aptidões e assim, ser remunerado pelas suas capacidades e qualidades), lazer (em busca da satisfação e prazer), e entre outras. A privação da oportunidade de ação gera a infelicidade.

A Terapia Ocupacional tem como principal objetivo a busca de uma melhor qualidade de vida, dentro das capacidades e limitações de cada indivíduo. O trabalho é desenvolvido com várias faixas etárias, desde indivíduos recém- nascidos até idosos.

Área de Atuação

A área de atuação é muito ampla, envolvendo: cardiologia, geriatria, ortopedia, neurologia, pediatria, psiquiatria, entre outras. O tratamento de Terapia Ocupacional, quase sempre, é desenvolvido junto a uma equipe interdisciplinar (médico, fisioterapeuta, assistente social, enfermagem, fonoaudiólogo, enfermeira, entre outros) onde percebemos que a troca entre os profissionais é fundamental nos resultados do tratamento.

 

Locais da Prática

Os locais da prática profissional são: escolas, faculdades, ambulatórios, clínicas, hospitais, centros comunitários e empresas, podendo muitas vezes, se estender ao domicílio e/ ou comunidade