Criança desatenta e muito agitada? Isso necessita de tratamento

Predomínio da desatenção, da hiperatividade ou com a combinação de ambos. Esses fatos causam na criança comprometimentos graves no seu dia a dia e escolar; prejudica o desenvolvimento emocional e limita suas relações afetivas.

O diagnóstico se baseia na presença de alguns sintomas específicos como desatenção e hiperatividade.

Desatenção:

– Prestar pouca atenção e cometer muitos erros;

– Dificuldade em se concentrar em deveres ou brincadeiras;

– Dificuldade em seguir instruções até o fim;

– Não concluir atividades iniciadas;

– Dificuldade de organizar e planejar algo;

– Perder com frequência objetos e material escolar;

– Esquecer compromissos.

 

Hiperatividade:

– mover incessantemente mãos e pés quando sentado;

– dificuldade em permanecer sentado em sala de aula;

– Correr e subir em móveis;

– Falar muito;

– Não aguardar sua vez;

– Interromper os outros nas conversas ou atividades;

– Parecer sempre com o “motor ligado.”

 

Em geral, os sintomas se tornam mais evidentes ao ingresso na escola por serem prejudiciais ao seu rendimento, e também menos tolerados neste ambiente.

Nas crianças com predomínio da desatenção, o comprometimento do desempenho escolar ocorrerá na medida em que aumenta a quantidade e complexidade do conteúdo escolar, com a necessidade de maior atenção e memorização.

 

Tratamento:

O tratamento do TDAH inclui orientação familiar, escolar, terapias especializadas e até o uso de medicamento em alguns casos.

Os familiares devem estabelecer normas de comportamento bem claras e definidas, manter horários e rotinas.

Na escola, é preciso que os professores se informem sobre o TDAH, para não criar barreiras e sim facilitadores para melhor atender as necessidades do aluno.

Para o tratamento de TDAH o Terapeuta Ocupacional, auxiliará no controle de seus impulsos; dificuldade de atenção/concentração; organização/planejamento; raciocínio, melhorando e aprimorando seus conhecimentos, percepções, estimulando suas potencialidades e promovendo qualidade de vida.

Por isso, o reconhecimento precoce e diagnóstico favorece a criança no sentido de evitar complicações emocionais secundárias e permite o percurso da vida escolar em iguais condições que os demais; contribuindo com um melhor prognóstico.

Fonte: Jornal Viva Melhor 12ªEdição