Aprenda a controlar a ansiedade

Quando falamos que uma pessoa é ansiosa, logo nos vem à ideia de alguém agitado, estressado, apressado. A verdade, porém, é que nem sempre a ansiedade é algo ruim. Todos precisam de um pouco de ansiedade para nos motivarmos no dia a dia, para ter “pique” para o ritmo moderno.

O fundamental é aprender a controlar e equilibrar essa ansiedade. Lembrando que controlar não significa reprimir, mas encontrar um meio termo. Por exemplo, se percebemos que estamos falando mais rápido, comendo com pressa e sem prestar atenção, se nosso corpo começa a dar sinais de cansaço excessivo, com dores frequentes, e se não conseguimos realizar as tarefas do nosso cotidiano, esses são sinais importantes para agirmos diferente.

É possível continuarmos atentos com tranquilidade e paz interior.

Nesses tempos agitados, vivemos correndo, sempre tendo que dar conta de mais e mais. Necessitamos conhecer formas alternativas e sustentáveis de viver. Isso significa, em primeiro lugar, respeitar nossa natureza.

Ou seja, seguirmos as regras que nosso corpo pede, como nossos horários de alimentação e sono, por exemplo.

Essas são apenas algumas importantes reflexões para nos conectarmos com nosso interior.

Elas são importantes, pois ficamos exageradamente ansiosos quando passamos por cima de nossas necessidades básicas. Para se descobrir, faça as seguintes perguntas:

Como funciono emocionalmente? Quais são meus pontos sensíveis, aqueles que me fazem sair do ponto? Como atuo com meus pares e familiares? Consigo me colocar, ou tenho feito à vontade dos outros?

Aprender a se equilibrar é ouvir suas vontades e também seu potencial. E incluir lazer, meditação, ou tempo para contemplar a natureza, boas horas de sono, amigos, boa música. Tornar essas atividades parte de suas prioridades, te ajudará a controlar a ansiedade para que ela não atinja níveis preocupantes. São estes momentos para você que impedirão o desencadeamento de doenças, brigas familiares, decepção e frustração.

Pessoas que coordenam as atividades do dia a dia, tanto pessoais quanto profissionais, com prazer, cuidados com a saúde e exercícios físicos são em geral mais bem sucedidas e têm mais equilíbrio emocional. Na maioria das vezes, damos a desculpa que não temos tempo, mas o tempo somos nós que fazemos, portanto mãos à obra.

 

Fonte: Jornal Viva Melhor 12ªEdição