Fisioterapia, a arte do toque.

O Caminho para o Desenvolvimento Humano não é exclusivo de poucos iluminados, nem pode ser razão para explorar e dominar o Outro.

 Em minha opinião, a fisioterapia é  uma arte. Arte esta que, através do toque, podemos, juntamente com o paciente, encontrar caminhos para amenizar dores, encurtamentos, limitações de movimento. Esta arte está ligada aos métodos que abordam o corpo todo, global e individualmente, respeitando cada paciente e suas histórias de vida, criando uma relação estreita e personalizada entre o fisioterapeuta e o paciente. Me apaixonei há oito anos. Sou apaixonada pela fisioterapia, pois é uma profissão na qual posso ter proximidade com as pessoas, posso senti-las, ouvi-las, seja nas suas dores, angústias de um pós ou pré-cirurgia, medo de não poder andar, mexer o braço. O sorriso do primeiro passo depois de retirar o gesso. TOCAR, a fisioterapia necessita do toque. Assim acredito criar um vínculo mais participativo e positivo entre profissional e paciente, resultando no sucesso do tratamento. Acredito que a visão de Humano que possui um profissional, determina sua forma de trabalho e sua relação com o paciente. Acredito que nós, fisioterapeutas, devemos desenvolver nossas habilidades manuais, perceptivas e humanas, para auxiliar o paciente que nos procura em busca de um corpo sem dores, sem limitações de movimento, sem encurtamentos, um corpo em equilíbrio.

É por isso que criamos a Lotusterapia, na qual desenvolvemos a fisioterapia com suas diversas técnicas: RPG, Massoterapia, Cinesioterapia, Pilates. Também a Medicina Tradicional

Chinesa, chamada popularmente por Acupuntura, que pode ser realizada por meio de agulhas ou, para quem não quiser se utilizar desse recurso, por outros estímulos, como o Shiatsu (massagens nos pontos da acupuntura),

Stipper, imãs (Magnetoterapia),

Cores (Cromoterapia), RMA (adesivos),

ou mesmo a Moxabustão e a Ventosaterapia.

Muitas pessoas perguntam: “É possível viver em harmonia, com saúde e bem-estar?” Esse é o objetivo de nosso Espaço: contribuir para que a Pessoa que nos venha procurar tenha Vida em Plenitude, e possa construir sua Harmonia e Progresso.

O Caminho para o Desenvolvimento Humano não é exclusivo de poucos iluminados, nem pode ser razão para explorar e dominar o outro. O que precisa isso sim é considerar que o Desenvolvimento Humano é o Desenvolvimento da Humanidade. Assim, quando você melhora suas condições de Vida e Saúde, melhora também as condições de Vida e Saúde da Humanidade, do Planeta. Da mesma forma, quando a Sociedade aperfeiçoa o Cuidado pela Vida, sua Vida também é cuidada.

 

Salete da Silva Bezerra Kant

Universidade Paulista UNIP, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, RPG (Reeducação Postural Global), Pilates, proprietária de Lotusterapia.