Prevenção Começa Cedo

Pais e professores devem ficar atentos à postura e peso das mochilas dos escolares

As doenças da coluna vertebral têm sido consideradas um sério problema de saúde pública no contexto atual.
As queixas de dor são frequentes e observa-se que a doença pode tornar-se incapacitante se não diagnosticada e tratada precocemente.
A prevenção e a conscientização são frequentes e observa-se que a doença pode tornar-se incapacitante se não diagnosticada e tratada precocemente.
A prevenção e a conscientização são as melhores formas para evitar que tais problemas ocorram e estes são relacionados, na maioria das vezes, pela má-postura que o indivíduo adota em suas atividades diárias.
A escola apresenta-se como local ideal para prevenir e orientar os escolares em relação aos desequilíbrios posturais, informando e conscientizando a comunidade escolar sobre a prevenção.
É importante que haja uma educação postural para que as crianças sejam orientadas a um trabalho corporal e que saibam respeitar o próprio corpo, não exigindo dele além do necessário.
Dos 7 aos 12 anos, a postura da criança sofre grande transformação na busca do equilíbrio, compatível com as novas proporções do seu corpo.
Nessa idade, a mobilidade é extrema, a postura se adapta à atividade que está se desenvolvendo.
O principal fator de risco de alteração postural em crianças e adolescentes está representado pelo crescimento e pelos hábitos, particularmente durante o período de estirão de crescimento.
Hábitos, estes relacionados às atividades escolares, como permanência na postura sentada por longo período e a carga transportada nas mochilas escolares.

DICAS PARA O USO CORRETO DAS MOCHILAS
1 – Elas devem ter duas tiras para distribuir o peso da melhor forma.
2- As tiras devem ser acolchoadas e ajustadas de forma que a mochila fique rente ao corpo.
3- A largura da mochila não pode ser maior que o dorso da criança.
4- A mochila não deve ultrapassar a cintura.
5 – A diversidade de compartimentos pode ser um atrativo para carregar objetos inúteis.