Fascite Plantar

A dor aparece pela manhã, na sola do pé e pode se tratar de uma inflamação que acomete a fáscia, tecido fibroso que envolve os ossos locais e pode se tornar crônica.

É uma inflamação que atinge a fáscia plantar, um tendão firme que fica na sola do pé e que começa no osso do calcanhar e se estende até a base dedos. A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar. Este tendão quando lesado apresenta inchaço leve ou vermelhidão local, queimação e dores na sola do pé, rigidez ou tensão do arco plantar. A dor pode ser aguda ou crônica. Quem sofre com este problema sente dores na parte inferior do pé, próximo ao calcanhar. Geralmente é pior ao acordar ou após muito tempo na mesma posição, ou seja, quando o tendão esta relaxado, os primeiros passos são bem doloridos. A dor deve passar ao longo do dia ao se movimentar. A causa da fascite plantar ocorre quando há muita tensão ou excesso de atividade física como corrida, saltos, dança; após ficar muito tempo em pé; uso de calçados inadequados; obesidade ou algum trauma local. Ignorar a fascite plantar pode resultar em dor crônica no calcanhar, que poderá causar ainda mais dificuldades à rotina e as atividades regulares do dia a dia. Se você tentar evitar a dor causada pela fascite plantar mudando a maneira de caminhar, por exemplo, poderá causar problemas não só ao pé, mas também aos joelhos, quadril e até mesmo na coluna.

O tratamento para fascite plantar é geralmente feito à base de medicamentos

(analgésicos e anti-inflamatórios) e fisioterapia.

O resultado do tratamento vai depender muito do caso, podendo  durar de várias semanas a até meses. A maioria dos pacientes apresentam melhoras em um período médio de seis a nove meses. Em casos raros se faz necessário uma intervenção cirúrgica para aliviar a dor.

Tratamento fisioterápico:

Alongamento – da musculatura do arco plantar e tríceps surral.

Relaxamento – automassagem e exercícios com garrafa com água congelada ou bolinha de tênis.

Fortalecimento – exercícios de fortalecimento do arco plantar e tornozelo.

Compressas de bolsa de gelo – aplique gelo à região dolorida. Repita o procedimento pelo menos duas vezes ao dia durante 20 a 30 minutos, até alivio dos sintomas.

Eletroterapia – TENSYS, Ultrassom e Laser para analgesia e anti-inflamatório.

Acupuntura – para analgesia e anti-inflamatório.

Kinesio tape – é uma técnica que utiliza bandagem elástica/flexivel adesiva sobre a pele proporcionando um mecanismo de pressão/força. Por apresentar a propriedade elástica, após a aplicação promove uma tração constante na pele, proporcionando estabilidade articular, alivio na dor, contração ou relaxamento muscular, conforme necessidade do caso.

Orientação de calçado – uso de palmilhas e calçados com salto baixo.

Algumas medidas preventivas podem ajudá-lo a não desenvolver inflamação na fáscia plantar.

  • Cultive um peso saudável. Quilo sem excesso aumentam a pressão sobre a sola do pé e calcâneo
  • Prática de esportes: fazer os alongamentos antes e após os exercícios.
  • Mantenha boa flexibilidade na área do tornozelo, do tendão de Aquiles e nos músculos da panturrilha.
  • Evite calçado ‘rasteirinha’, pois o peso estará sobre o calcâneo.

 

Procure um especialista, assim que iniciar os sintomas!

 

Fonte: Jornal Viva Melhor 12ªEdição