O vilão da vida moderna?

Os fast-foods estão muito presentes em nosso cotidiano, as pessoas estão sempre com pressa, com pouco tempo para realizar as atividades diárias e isso inclui também o tempo de fazer as refeições. Com isso, o consumo de alimentos de fast-food vem sendo a alternativa rápida para resolver o problema. Porém esta alternativa está sendo diária em muitas famílias e passando de pais para filhos, e o excesso desses alimentos podem trazer riscos a saúde, começando pela obesidade que vem crescendo aceleradamente no Brasil.

O excesso de calorias dos alimentos de fast-food contribui para a obesidade, já que um lanche ou um pedaço de pizza fornecem 400 a 500 kcal. Em certos sanduíches é possível ter cerca de 800 kcal. Somando batata-frita, refrigerante e sorvete, dá um total de calorias que muitas vezes é a quantidade adequada a ser ingerida num dia todo.

Para muitos é tentador um sanduíche caprichado com várias batatas fritas e um copo grande de refrigerante ou então uma batata recheada com ingredientes variados, uma pizza saborosa com muito queijo, sem contar com as sobremesas; sorvete, milk-shake e outras delícias… Mas é importante analisar as propriedades nutricionais destes alimentos, se realmente eles são compostos de nutrientes saudáveis e necessários para o bom funcionamento do seu corpo. Geralmente os ingredientes desses alimentos são muito calóricos, ricos em gorduras e colesterol e quando consumidos em excesso podem elevar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue podendo levar a problemas cardíacos, além de conter uma quantidade excessiva de sódio o que leva o aumento da pressão arterial e sobrecarga nos rins. Também são alimentos com baixo teor de fibras o que pode prejudicar o funcionamento intestinal.

As fibras também estão relacionadas ao aumento de bactérias boas, as quais têm o papel fundamental na proteção do intestino contra o câncer e diminuição da absorção excessiva de glicose e colesterol. E não podemos esquecer que muitas vezes você come estes lanches trabalhando, dirigindo, com pressa e acaba engolindo a comida, ou seja, a mastigação fica prejudicada influenciando diretamente na digestão.

Além disso, em uma alimentação saudável o organismo recebe vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, gorduras boas e fibras essenciais que não estão presentes no fast-food. Se não tiver tempo para fazer uma refeição completa, opte por um lanche natural com um suco de frutas como substituição do almoço ou jantar, entre as refeições tome uma vitamina natural, frutas, iogurtes, frutas secas… Enfim, é possível comer rápido e saudável, basta fazer a escolha certa.

 

Fonte: Jornal Viva Melhor 12ªEdição