Comunicação Interpessoal nas Organizações

Comunicação Interpessoal nas Organizações

 

Para que uma organização possa crescer e se manter no mercado é preciso que haja entre os colaboradores um bom relacionamento, no qual, líderes e liderados mantenham uma boa comunicação.

Hoje não basta apenas ser competente no que se faz, não basta entregar relatórios e demonstrar conhecimentos técnicos. O colaborador precisa comunicar-se com clareza e eficiência, apresentar seu conhecimento de forma organizada e ter acima de tudo uma relação saudável com os colegas e líderes.

O processo é nitidamente simbólico, pois envolvem gestos, sons, letras, números, palavras, entre outras formas, que só podem representar ou sugerir as ideias que se pretende comunicar. O ser humano demonstra sua essência em cada gesto, no som da sua voz, nas características da sua fala, revelando quem ele é e como ele está.

É possível por meio do autoconhecimento e de técnicas modificar e adequar à fala, a voz, as expressões gestuais para uma comunicação adequada e cada vez mais necessária.

 

Durante o processo de comunicação ocorre o seguinte:

 

Emissor: Seleciona os dados, dá ordem ou disposição adequada, estrutura o discurso. O discurso deve ser claro e objetivo, entusiasta e inteligente para prender a atenção dos ouvintes;

Receptor: Público, auditório ou plateia – pode ser simpático, adverso ou indiferente;

Meios: Voz, gestos, recursos audiovisuais – devem ser os adequados a cada situação;

Mensagem: É o essencial do discurso, ideias a serem transmitidas. Deve ser adequada à oportunidade  e ao público;

Interpretação da mensagem: É muito delicada, pois cada um interpreta de acordo com suas próprias vivências e conhecimentos. Será que o objetivo foi atingido? Nunca nos comunicamos de forma tão eficiente quanto pensamos.

 

Há vários fatores a serem percebidos e melhorados:

 

Incapacidade verbal: Dificuldades no uso da língua mãe ou outra;

– Oral: trocas na fala, projeção de língua, voz rouca, entre outros.

– Escrita: Erros, trocas, entre outros.

 

Falta de coerência: A fala não condiz com o conteúdo proposto ou se contradiz.

 

Imprecisão na fala: Falar com a boca fechada, ou exagerar na articulação.

 

Citações irrelevantes: Piadas ou palavras inadequadas.

 

Excessos de toda ordem: Mexer demais as mãos, colocar a mão nos bolsos, falar muito alto ou muito baixo, usar roupas inadequadas, por exemplo.

Toda transformação exige vontade de melhorar e recursos e meios para atingi-los. O fonoaudiólogo é o profissional que pode apoiá-lo nesse processo de autoconhecimento

e aprimoramento da comunicação interpessoal, tornando-o mais eficiente nas relações pessoais e profissionais e com certeza obtendo maior sucesso e satisfação pessoal.

 

“O fonoaudiólogo é o profissional que pode apoiá-lo nesse processo de autoconhecimento e aprimoramento da comunicação interpessoal”