A Sexualidade Infantil

“A energia sexual está presente em todos nós desde que nascemos. Esta energia impulsiona a vida e é a força que propicia o desenvolvimento psicológico…”

 

Os primeiros anos de vida são muito importantes para esse desenvolvimento, por isso os pais devem estar atentos e conscientes de sua participação de forma positiva.

Todos os transtornos psicológicos são determinados nos primeiros anos de vida através de comportamentos inadequados, muitas vezes sem a compreensão dos pais, que causam grande sofrimento para pais e filhos.

As curiosidades das crianças devem ser esclarecidas conforme elas forem demonstrando interesse em saber.

O conhecimento pode ser interceptado quando a criança percebe que existem assuntos proibidos que ela não possa perguntar ou saber.

Por isso ocorrem tantas dificuldades de aprendizagem ou inibições intelectuais.

A curiosidade é o desejo de saber que deve ser incentivado, sempre explique de maneira muito simples de acordo com a capacidade de compreensão da criança, nunca falando mais do que o necessário ou que a criança pode compreender.

Se tiver dificuldade de lidar com o assunto seja verdadeiro. Fale que vai procurar saber e depois responde. Os pais devem estabelecer regras claras e coerentes e procurar manter o que foi estabelecido. A criança deve dormir em um quarto separado, pois dormir junto com os pais causa insegurança e confunde a criança.

Ela deve saber que o pai é da mãe e vice-versa quando casados, ou quando separados. Sempre é bom ressaltar que a criança é filho (a) e nunca ficará no lugar psíquico do pai ou da mãe. As carências dos adultos devem ser resolvidas na sua psicoterapia e nunca a criança deve ser envolvida ou afetada.

A psicoterapia é um tratamento psicológico que propicia o autoconhecimento e consequentemente uma melhor qualidade de vida, por isso pode ser utilizada na ajuda de crianças e adultos para resolução de conflitos pessoais.

As pessoas deveriam ter a oportunidade de usar o método da psicoterapia que além de proporcionar mais consciência ajuda as pessoas a terem atitudes, coerência e um desenvolvimento emocional mais saudável.

fonte: Jornal Vival Melhor Ed. 10ª