Cuidado com os industrializados.

 

A obesidade já atinge 48,5% dos brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Suas principais causas são o sedentarismo e a alimentação inadequada, pobre em fibras, vitaminas e minerais, e rica em açúcares e gorduras. A falta de tempo acaba levando muitas pessoas a optar por produtos prontos para consumo, como as bebidas adocicadas.

O consumo de sucos industrializados vem crescendo para “evitar o refrigerante”. Os refrigerantes são considerados prejudiciais a saúde, mas será que os sucos industrializados são tão benéficos quanto aparentam ser?

Os sucos industrializados são produzidos a partir do néctar ou polpa das frutas, geralmente acrescidos de açúcares, conservantes, corantes e espessantes.  A maioria dos sucos  industrializados apresentam a mesma quantidade de açúcar que os refrigerantes, e isso com certeza pode levar ao aumento de peso se consumido em excesso e frequentemente.

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) constatou que muitos sucos não respeitam a quantidade mínima de frutas exigida por lei. E que grande parte dos sucos avaliados possuem mais açúcar na composição do que frutas.

Com o consumo diário de 250ml de um suco industrializado durante 30 dias, resulta-se no consumo de cerca de 1,2kg de açúcar ao fim de um mês. Este tipo de bebida então deve ser consumido com moderação e com menor frequência, pois não são saudáveis como as propagandas nos induzem a pensar que são. Para não se enganar sobre os alimentos industrializados, leia sempre a informação nutricional e a lista de ingredientes presente nos rótulos dos alimentos. O ingrediente que estiver em primeiro lugar na lista é o presente em maior quantidade neste produto. Em caso de dúvidas sobre como substituir estes alimentos ou como avaliar a qualidade nutricional de um produto, procure um nutricionista.

fonte: Jornal Viva Melhor 10 Ed.