Brinquedo, desenvolvimento e aprendizagem

 

Quando se fala em desenvolvimento, todos se lembram facilmente do aumento de estatura, peso e outras mudanças estruturais.
O termo desenvolvimento porém, é muito mais amplo e complexo. Define o processo ordenado e contínuo que principia com a própria vida, no ato da concepção e abrange todas as modificações que ocorrem no organismo e na personalidade, inclusive nos comportamentos mais sofisticados resultantes do crescimento e amadurecimento físico e da estimulação variada do ambiente.
O ambiente tem enorme responsabilidade sobre o sucesso ou não do processo ensino-aprendizagem, sendo a família quem primeiro proporciona experiências à criança no sentido de orientá-la e dirigi-la.
Tais experiências muitas vezes são realizadas inconscientemente através do brincar. Também através do brincar, da relação que a família tem com a criança, que se formará o conceito (autoconceito) que ela tem de si e do mundo.
As relações cognitivas e afetivas conseqüentes da interação lúdica propiciam amadurecimento emocional e vão, pouco a pouco, construindo a sociabilidade infantil. É brincando
que a criança transporta para sua vida tudo que vivencia dentro e fora do ambiente familiar.
Na criança com desenvolvimento normal, o brincar é espontâneo e se desenvolve acompanhando todas as etapas do desenvolvimento. Já a criança com atraso no desenvolvimento,
o brincar se dá de forma inadequada, em alguns casos por limitações motoras, cognitivas e/ou emocionais.
A criança especial, pelas dificuldades que apresenta, tem menor possibilidade de aproveitar as situações à sua volta, podendo ficar alheia aos acontecimentos que a cercam. Algumas
vezes não demonstra interesse por brinquedos, não os explora e não manifesta prazer nas brincadeiras.
O brinquedo é a oportunidade de desenvolvimento. Brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas habilidades.
Ele proporciona aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração da atenção.
Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.