Restabelecendo Funções
Fisioterapeuta esclarece como fazer um tratamento adequado após as cirurgias ortopédicas, para que o paciente restabeleça todas as funções do membro operado.
Diferentemente do que se costuma acreditar, cirurgias ortopédicas não tratam somente fraturas, mas também deformidades congênitas, problemas crônicos e traumáticos e os relacionados ao uso excessivo
do tecido ósseo.
Após o procedimento cirúrgico, o paciente necessita de um tratamento adequado de fisioterapia para que se reestabeleça toda função do membro operado, como a regularização do metabolismo local, suprimento sanguíneo, processo de cicatrização (liberação de fibroblastos) e o próprio movimento.
Para isso, a atuação do fisioterapeuta é mais do que essencial. Juntamente com o comprometimento e dedicação do paciente, o profissional é o responsável pelo sucesso ou fracasso da cirurgia.
Proteção das estruturas
A reabilitação deve seguir alguns passos.
Entre eles, a proteção das estruturas lesadas, ganho completo da amplitude de movimento, prevenção da atrofia muscular, melhora da força muscular, função proprioceptiva (equilíbrio articular), retorno a diferentes atividades do dia a dia ou ao esporte se for o caso.
Tempo
O tempo de tratamento é relativo, conforme o local a ser tratado e o tipo de articulação envolvida, mas em média varia de dois a seis meses, salientando a importância do entrosamento do paciente em relação à frequência das sessões e cuidados domiciliares.
Todo o processo exige muito dos profissionais envolvidos, como os médicos e os fisioterapeutas.
Portando, seja consciente tanto na escolha destes profissionais, quanto ao objetivo proposto para se retornar as atividades da vida diária.
Fonte: Jornal Uniser Viva Melhor – 7ª Edição