Trabalho de Paciência e Amor

Trabalho de paciência e amor

Hoje é sabido que o autismo é uma síndrome e que é predominante em meninos.

Diagnóstico pode ser confundido com problemas auditivos.

Hoje já se sabe que o autismo é uma síndrome e que é predominante em meninos. A criança com essa síndrome apresenta dificuldade em se comunicar e por isso, às vezes, há suspeita de surdez.

A dúvida pode ser esclarecida com a realização do exame auditivo.

O diagnóstico só é fechado após os cinco anos de idade, mas o tratamento deve ser iniciado assim que houver a suspeita.

A fonoaudiologia trabalha com a criança e também com a família, pois é necessário que todos se envolvam no tratamento, seguindo a orientação da profissional.

Como qualquer criança, o autista passa por todas as fases de desenvolvimento da fala e da linguagem. Porém, o seu desenvolvimento é mais lento.

Ela apresenta dificuldade de percepção do mundo externo e de como se comunicar.

É necessário que tudo seja apresentado a ela, e repetidas vezes, pois a criança tem dificuldade, também, na generalização.

 

Atividade falada

É necessário que toda e qualquer atividade realizada com a criança seja falada, sempre que realizada e que seja mantida uma rotina, para evitar ansiedade e também para facilitar o aprendizado. Por exemplo: todos os dias a criança toma banho, almoça e então vai para escola.

O ideal é que o cuidador nomeie todas as ações maiores e as menores: “Vamos tomar banho, vamos ao banheiro, tirar a blusa, a calça, as meias, a cueca, agora ligar o chuveiro, que água boa, vamos pegar o sabão, lavar os pés, a barriga, a cabeça… Acabou o banho; vamos fechar o chuveiro, pegar a toalha, enxugar os pés, as pernas… Está sequinho, vamos colocar as meias, calça, blusa, está pronto, vamos

almoçar”.

As frases têm que ser curtas e faladas enquanto a ação está sendo realizada.

É importante também manter um calendário das ações diárias, com fotos da criança realizando-as, pois ela é bastante visual. Assim, antes da ação ser realizada, o cuidador mostra para criança e esta

a reconhece e se identifica. A criança vai aprender com a repetição.

Em um segundo momento o cuidador mostra a ação no calendário e solicita que a criança nomeie e em um terceiro momento o cuidador só nomeará e a criança obedecerá.

A criança autista não tem rebaixamento intelectual, portanto tem capacidade de compreensão, mas precisa ser trabalhada desde cedo, assim que haja a desconfiança de qualquer dificuldade.

É possível que uma criança autista se desenvolva e consiga se comunicar, mas é necessário muito trabalho e paciência.

Fonte: Jornal Uniser Viva Melhor 7ªedição