Terapia Ocupacional Na Oncologia

 

O câncer é uma doença altamente invasiva e causadora de limitações na vida do paciente e seus familiares.

É necessário que haja uma assistência multidisciplinar qualificada durante a hospitalização, pois este tratamento acarretará vivências de diferentes sentimentos frente à terapêutica desconhecidas e dolorosas. Os objetivos propostos pela Terapia Ocupacional são oferecer reabilitação funcional frente às limitações decorrentes da doença ou do tratamento, bem como um atendimento que visasse o acolhimento humanizado ao paciente e seus familiares.

Esses aspectos emocionais podem afetar a recuperação e, portanto, devem ser abordados no atendimento profissional, proporcionando apoio integral Bio-Psico-Social.

O Terapeuta Ocupacional utiliza diferentes recursos, visando sempre melhor qualidade de vida ao paciente e seus familiares.

Para a reabilitação, o Terapeuta Ocupacional utiliza processos terapêuticos para restaurar, manter ou evitar perdas motoras, sensoriais e/ou cognitivas que possam resultar da doença ou dos tratamentos necessários.

Portanto o Terapeuta Ocupacional utilizará atividades que envolvam o paciente no seu ambiente, auxiliando que o mesmo retome controle de sua vida e de seus hábitos, apesar das limitações da doença e do seu tratamento.

“A atividade lúdica é muito importante para a saúde mental do ser humano e merece atenção do Terapeuta Ocupacional, pois constitui oportunidade para a expressão mais genuína do ser, além de assegurar a toda pessoa o direito de se relacionar com as pessoas e objetos.”

É importante que o potencial criativo e expressivo seja valorizado.

Através dessas atividades é possível resgatar, manter e aumentar esses fatores, como também possibilitar a expressão de sentimentos variados.

fonte: Jornal Viva Melhor 10ªEd.