Quando é necessário um Fonoaudiólogo?

Quantas vezes ouvimos e/ou fazemos a pergunta “Será que meu filho (a) está desenvolvendo sua linguagem normalmente?”, “Será preciso da ajuda de um fonoaudiólogo?”

Para tirar a sua dúvida, é preciso entender o papel desse profissional. Então, vamos lá!
O fonoaudiólogo é o responsável por promover, avaliar, diagnosticar, orientar, tratar e aperfeiçoar aspectos relacionados com a função auditiva, linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e do sistema de deglutição, entre outros.

Diante disso, sabemos que a maioria das crianças começa a falar por volta de 1 ano de idade. Aos 2, elas são capazes de formar frases com duas palavras, pronunciar entre 30 e 50 delas e compreender cerca de 200. Mas é fundamental entender também que cada criança seu o seu próprio ritmo, lembrando que o “prazo” de aquisição pode se estender por até 6 meses além do que é esperado para aquela faixa etária.

Vamos às idades e alguns exemplos:
– 6 semanas: resposta a voz humana, emissões de sons de prazer e choro para chamar a atenção e pedir ajuda;
– 6 meses: começa a imitar sons feitos por outras pessoas;
– 12 meses: início do desenvolvimento do vocabulário (de 5 a 10 palavras);
– 18 meses: emite frases com duas palavras;
– 2 anos: o vocabulário já apresenta entre 200 e 300 palavras;
– 3 anos: Constrói frases com 3 a 4 palavras;
– 4 anos: fase das perguntas e já mostra criatividade para fazer uso da língua que aprendeu.
Agora, diante desses parâmetros, já dá pra ter ideia de quando é necessária uma avaliação fonoaudiológica, certo?
E nunca se esqueça da importância de oferecer um ambiente estimulador, com conversa e historinhas. O desenvolvimento da criança também depende dessas interações.

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