Agora em fevereiro, existe uma campanha de saúde voltada para a conscientização do Mal de Alzheimer, uma doença neurodegenerativa associada ao envelhecimento.
É importante dizer que o portador dessa doença pode melhorar muito a sua qualidade de vida, desde que tenha acompanhamento médico contínuo.
Mas você consegue reconhecer a doença? Sabe quais são os sintomas? Então, vamos lá:
– As principais características do mal de Alzheimer são a perda de memória e das funções cognitivas. E também: repetição da mesma pergunta, dificuldade para acompanhar conversas, dificuldade para dirigir e encontrar caminhos conhecidos, tendência ao isolamento, etc.
O quadro clínico costuma ser dividido em quatro estágios:
1) Inicial: alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais;
2) Moderada: dificuldade para falar, fazer tarefas simples e coordenar movimentos, além de agitação e insônia;
3) Grave: resistência à execução de tarefas diárias, incontinência urinária e fecal, dificuldade para comer e deficiência motora progressiva;
4) Terminal: restrição ao leito, mutismo, dor à deglutição e infecções intercorrentes.
Porém, o diagnóstico precoce possibilita controlar os sintomas e retardar temporariamente o seu avanço.
Mas como lidar com o Mal de Alzheimer? Os cuidados devem ocorrer em tempo integral. Quando fora de um ambiente hospitalar, cuidadores, profissionais e familiares devem cuidar da alimentação, higiene e aspectos que podem elevar a qualidade de vida dos pacientes. E, claro, o carinho e a paciência são fundamentais nesse processo.
#uniserdovale #cooperativa #saude #alzheimer
Alzheimer: conheça mais sobre essa doença
